quinta-feira, junho 14, 2007

ENERGIA SOLAR

Situada no deserto da Austrália, esta fábrica de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar electricidade a partir de uma fonte não poluente.
O maior projecto de produção de energia solar do planeta está a ser contruído em Mildura, no meio do deserto australiano.
Uma torre de 1 km de altura por 130 m de diâmetro, que será a mais alta construção do mundo quando ficar pronta, em 2009; será erguida no centro de um imenso painel solar, de 20 km quadrados.

Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 km/h na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.

O gigantismo do projecto dá uma ideia de quanto as fontes renováveis, como o sol e os ventos, começam a merecer atenção e a tornarem-se viáveis.
O filme é de aproximadamente 3 minutos e vale a pena ser visto.



No âmbito do projecto "Escola da Energia" que foi proposto às Eco-escolas, foi criado um site interactivo onde crianças e adultos poderão conhecer mais sobre ENERGIA.
o site encontra-se neste momento em fase de pre-finalização mas poderá já ser visitado e utilizado por todas as Eco-Escolas no seguinte link:


A cidade da ENERGIA
PAIS, acompanhem os vossos FILHOS... CONVIDO-VOS A ENTRAR e a JOGAR!

Informem-nos sobre as vossas opiniões que são para nós deveras importantes.
Esperemos que vos seja útil.

Melhores cumprimentos

Margarida Gomes

Margarida Gomes GeógrafaDirecção Pedagógica da ABAE/FeeP - Coordenação dos Programas:Eco-Escolas; Jovens Repórteres pª o Ambiente ; ECOXXI


e ainda... o nosso conhecido ECO - ESCOLAS COORDENADOR:

O professor Carlos Charrua